quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Uma sugestão de jogo para o educando com Deficiência Intelectual.

Os educandos com deficiência intelectual precisam ser estimulados constantemente a desenvolver os mecanismos de aprendizagem. Segundo Figueiredo, Gomes & Poulin (2011) esses mecanismos referem-se à memória, à motivação, à atenção seletiva, à metacognição e à transferência do conhecimento, portanto, os alunos com deficiência intelectual apresentam dificuldades na mobilização de seus mecanismos de aprendizagem, bem como na resolução de problemas.
Diante do exposto a sequência lógica pode ajudar a desenvolver alguns desses mecanismos nas pessoas com deficiência intelectual, uma vez que sequenciar os acontecimentos na ordem cronológica requer um raciocínio referente à lógica das ideias presentes, trabalhando também a atenção, a memória e conseqüentemente o processo de linguagem (oral e escrita).
Os alunos e professores podem construir juntos cartelas de seqüência lógica de acordo com a realidade do aluno, assim como abordando o assunto estudado para facilitar a compreensão e estimular, na medida do possível, a mobilização de saberes, através de registros orais e escritos. Sobre este aspecto Figueiredo (2012) destaca que apesar dos avanços no estudo a respeito das pessoas com déficit intelectual ainda não se tem respostas sobre as dificuldades desses sujeitos para mobilizar os seus saberes. Assim, o que vai fazer a diferença para essas pessoas é a qualidade da mediação do professor.

REFERÊNCIAS

FIGUEIREDO, Rita V. Leitura, Cognição e Deficiência Intelectual. In: Deficiência Intelectual: cognição e leitura. FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Fortaleza (CE): Edições UFC, 2012 , Pag.15 43.

FIGUEIREDO, R. V. A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS. In FIGUEIREDO, R. V., BONETI, L.W. e POULIN, J.R Novas Luzes Sobre a Inclusão Escolar. Edições UFC, Fortaleza, 2011. Pag. 51-69


3 comentários:

  1. Olá Karol,
    também ADORO o trabalho com a sequência lógica. É um recurso muito bem indicado ao trabalho com o aluno com deficiência intelectual. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karol!

    Também gosto desse recurso. Facilita bastante, pois as imagens ajudam a compreensão por parte dos alunos. E o professor mediando a atividade ajudará ao aluno a compreender a sequencia de ações. E também acho interessante produzir este material de acordo com as preferências do aluno. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol!

    Acredito que esse tipo de recurso nos possibilita um leque de sugestão de atividades para ser trabalhado com os nossos alunos. Construir essas cartelas a partir do que está sendo trabalhado em sala de aula é uma forma de ajudar o nosso educando na compreensão do conteúdo.

    ResponderExcluir