Os educandos
com deficiência intelectual precisam ser estimulados constantemente a desenvolver os
mecanismos de aprendizagem. Segundo Figueiredo, Gomes & Poulin (2011) esses mecanismos referem-se à memória, à motivação, à atenção
seletiva, à metacognição e à transferência do conhecimento, portanto, os alunos com deficiência intelectual apresentam
dificuldades na mobilização de seus mecanismos de aprendizagem, bem como na
resolução de problemas.
Diante do exposto a sequência lógica pode ajudar a desenvolver alguns desses
mecanismos nas pessoas com deficiência intelectual, uma vez que sequenciar os
acontecimentos na ordem cronológica requer um raciocínio referente à lógica das
ideias presentes, trabalhando também a atenção, a memória e conseqüentemente o
processo de linguagem (oral e escrita).
Os alunos e professores podem construir juntos cartelas de seqüência lógica de
acordo com a realidade do aluno, assim como abordando o assunto estudado para
facilitar a compreensão e estimular, na medida do possível, a mobilização
de saberes, através de registros orais e escritos. Sobre este
aspecto Figueiredo (2012) destaca que apesar dos avanços no estudo a respeito
das pessoas com déficit intelectual ainda não se tem respostas sobre as dificuldades
desses sujeitos para mobilizar os seus saberes. Assim, o que vai fazer a
diferença para essas pessoas é a qualidade da mediação do professor.
REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO, Rita V. Leitura, Cognição e Deficiência Intelectual. In: Deficiência Intelectual: cognição e leitura. FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Fortaleza (CE): Edições UFC, 2012 , Pag.15 43.
FIGUEIREDO, Rita V. Leitura, Cognição e Deficiência Intelectual. In: Deficiência Intelectual: cognição e leitura. FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Fortaleza (CE): Edições UFC, 2012 , Pag.15 43.
FIGUEIREDO, R. V. A ESCOLA DE
ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS. In FIGUEIREDO, R. V., BONETI, L.W. e POULIN, J.R Novas
Luzes Sobre a Inclusão Escolar. Edições UFC, Fortaleza, 2011. Pag. 51-69
Olá Karol,
ResponderExcluirtambém ADORO o trabalho com a sequência lógica. É um recurso muito bem indicado ao trabalho com o aluno com deficiência intelectual. Parabéns!!!
Oi Karol!
ResponderExcluirTambém gosto desse recurso. Facilita bastante, pois as imagens ajudam a compreensão por parte dos alunos. E o professor mediando a atividade ajudará ao aluno a compreender a sequencia de ações. E também acho interessante produzir este material de acordo com as preferências do aluno. Parabéns.
Oi Karol!
ResponderExcluirAcredito que esse tipo de recurso nos possibilita um leque de sugestão de atividades para ser trabalhado com os nossos alunos. Construir essas cartelas a partir do que está sendo trabalhado em sala de aula é uma forma de ajudar o nosso educando na compreensão do conteúdo.