O profissional que atende esses educandos com deficiência, altas habilidades ou transtornos globais do desenvolvimento na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) precisa trabalhar envolvendo toda a comunidade escolar no processo de inclusão através de parcerias com pais, professores e demais profissionais que os acompanham, assim como envolvê-los em estudos na área, levando-os a reflexão sobre a importância do papel de cada um.
Para que se inicie o atendimento pedagógico na SRM se
faz necessário o encaminhamento do aluno, avaliação, entrevista com os pais,
professores e profissionais envolvidos, observação em sala de aula para
possibilitar a construção de informações e dessa forma organizar o estudo de
caso com a finalidade de conhecer o caso com mais detalhes e assim o professor
do AEE poder atuar com mais segurança.
Após a organização do estudo de caso, é necessário
elaborar um plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que apresente
meios para estimular esses educandos a avançar de acordo com suas
potencialidades, ao mesmo tempo respeitando as suas necessidades. Portanto, é
importante situar que não se trata de atendimento psicopedagógico nem tão pouco
de um reforço escolar.
No decorrer desses atendimentos é primordial
avaliar e reavaliar o plano executado, conversando com pais e professores
durante os planejamentos sobre a repercussão do mesmo na aprendizagem desses
alunos em sala de aula e assim verificar se existe, ou não, necessidade reconstruir
o plano AEE.
Dessa forma, entende-se que o plano AEE está obtém
resultados quando as sementes plantadas no espaço do AEE geram frutos na sala
de aula e no dia a dia do aluno, que mais tarde serão colhidos pela sociedade.
Maria Karolina de Macêdo Silva
Oi Karol!
ResponderExcluirPassei pelo seu blog para parabenizar o seu belíssimo trabalho sobre o profissional do AEE.De maneira clara e bem elaborada,vc conseguiu falar sobre esse profissional,sem deixar de ressaltar que o mesmo não atua como profissional de apoio ou de reforço.
Karol gostei bastante de seu trabalho descrevendo muito bem as etapas
ResponderExcluirpara o atendimento na SRM, muitas vezes fico confusa quanto o que fazer primeiro , o que fazer depois....gostei!muito bem elaborado.
Parabéns por descrever com conhecimento o perfil do professor do AEE com suas respectivas funções respaldadas por conhecimentos científicos. Registra ainda que este profissional é um grande pesquisador, pois está sempre buscando estratégias significativas e diferenciadas que atendam as necessidades do aluno. Seu texto familiariza qualquer leigo sobre o fazer didático/pedagógico da SRM. Na sua descrição sobre estudo de caso você deixa evidente a importância deste para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE.
ResponderExcluirVocê ressaltou com precisão, quando referiu-se ao papel do professor da SRM, como mediador com todos que fazem parte do contexto escolar do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Parabéns!
ResponderExcluirKarol gostei bastante do seu texto... direto e certeiro.
ResponderExcluirCompartilho com você e opinião de que o trabalho do professor do AEE deve ser articulado com o do professor da sala de aula regular e dos demais profissionais da escola, que inclusive é o que defende a própria política nacional de educação especial na perspectiva da educação especial, dentre outros documentos oficiais.
Corrigindo "[...] na perspectiva da educação inclusiva [...}". Rsrsrs
ResponderExcluirGostei da sua postagem, concordo com você! Parabéns!
ResponderExcluirO que me chamou a atenção foi o destaque na importância do envolvimento de toda a comunidade escolar, assim como, a ação de plantar sementes para colher num futuro próximo. Para isso, as sementes (atividades, estratégias de intervenção, etc.) devem ser de ótima qualidade. Parabéns pelos destaques!
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