domingo, 28 de julho de 2013

O professor do AEE: as atribuições para o processo inclusivo



O profissional que atende esses educandos com deficiência, altas habilidades ou transtornos globais do desenvolvimento na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) precisa trabalhar envolvendo toda a comunidade escolar no processo de inclusão através de parcerias com pais, professores e demais profissionais que os acompanham, assim como envolvê-los em estudos na área, levando-os a reflexão sobre a importância do papel de cada um.
Para que se inicie o atendimento pedagógico na SRM se faz necessário o encaminhamento do aluno, avaliação, entrevista com os pais, professores e profissionais envolvidos, observação em sala de aula para possibilitar a construção de informações e dessa forma organizar o estudo de caso com a finalidade de conhecer o caso com mais detalhes e assim o professor do AEE poder atuar com mais segurança.
Após a organização do estudo de caso, é necessário elaborar um plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que apresente meios para estimular esses educandos a avançar de acordo com suas potencialidades, ao mesmo tempo respeitando as suas necessidades. Portanto, é importante situar que não se trata de atendimento psicopedagógico nem tão pouco de um reforço escolar.
No decorrer desses atendimentos é primordial avaliar e reavaliar o plano executado, conversando com pais e professores durante os planejamentos sobre a repercussão do mesmo na aprendizagem desses alunos em sala de aula e assim verificar se existe, ou não, necessidade reconstruir o plano AEE.
Dessa forma, entende-se que o plano AEE está obtém resultados quando as sementes plantadas no espaço do AEE geram frutos na sala de aula e no dia a dia do aluno, que mais tarde serão colhidos pela sociedade.

Maria Karolina de Macêdo Silva


8 comentários:

  1. Oi Karol!
    Passei pelo seu blog para parabenizar o seu belíssimo trabalho sobre o profissional do AEE.De maneira clara e bem elaborada,vc conseguiu falar sobre esse profissional,sem deixar de ressaltar que o mesmo não atua como profissional de apoio ou de reforço.

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  2. Karol gostei bastante de seu trabalho descrevendo muito bem as etapas
    para o atendimento na SRM, muitas vezes fico confusa quanto o que fazer primeiro , o que fazer depois....gostei!muito bem elaborado.

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  3. Parabéns por descrever com conhecimento o perfil do professor do AEE com suas respectivas funções respaldadas por conhecimentos científicos. Registra ainda que este profissional é um grande pesquisador, pois está sempre buscando estratégias significativas e diferenciadas que atendam as necessidades do aluno. Seu texto familiariza qualquer leigo sobre o fazer didático/pedagógico da SRM. Na sua descrição sobre estudo de caso você deixa evidente a importância deste para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE.

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  4. Você ressaltou com precisão, quando referiu-se ao papel do professor da SRM, como mediador com todos que fazem parte do contexto escolar do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Parabéns!

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  5. Karol gostei bastante do seu texto... direto e certeiro.
    Compartilho com você e opinião de que o trabalho do professor do AEE deve ser articulado com o do professor da sala de aula regular e dos demais profissionais da escola, que inclusive é o que defende a própria política nacional de educação especial na perspectiva da educação especial, dentre outros documentos oficiais.

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  6. Corrigindo "[...] na perspectiva da educação inclusiva [...}". Rsrsrs

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  7. Gostei da sua postagem, concordo com você! Parabéns!

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  8. O que me chamou a atenção foi o destaque na importância do envolvimento de toda a comunidade escolar, assim como, a ação de plantar sementes para colher num futuro próximo. Para isso, as sementes (atividades, estratégias de intervenção, etc.) devem ser de ótima qualidade. Parabéns pelos destaques!

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