De acordo com a enquete a respeito da escola especial, da escola comum, da inclusão e do atendimento educacional especializado, destacamos a importância dos
serviços de educação especial para promover a inclusão dos alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades,
subsidiados pelas leis que vem se aprimorando com o passar dos anos.
Segundo a nota técnica SEESP/GAB nº 19/2010 a
educação especial é uma modalidade transversal a todos os níveis, modalidades e
etapas do ensino regular, uma vez que estes educandos, vem a cada dia superando
obstáculos e conquistando níveis mais elevados da educação.
Em especial a Sala de Recursos
Multifuncionais tem um papel primordial no que concerne à matricula,
participação e aprendizagem desses indivíduos na escola comum, uma vez que o “Atendimento
Educacional Especializado é o conjunto de atividades e recursos pedagógicos e
de acessibilidade, organizados institucionalmente, prestado de forma
complementar ou suplementar à formação dos estudantes público alvo da educação
especial, matriculados no ensino regular.” (NOTA TÉCNICA Nº 055 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE).
Para verificar como
vem ocorrendo esse atendimento nas escolas e em que condições, nos foi proposto
a realização de uma pesquisa. Através da análise dessa pesquisa verificamos que
o número de SRM ainda não são suficientes para a demanda desses educandos, mesmo que já
tenha avançado nesse sentido, além disso a maioria atende, basicamente o mesmo
número de alunos, algumas já promovem a formação dos profissionais, embora
ainda, percebemos que os estudos nas escolas precisam ser mais sistemáticos e
aprofundados e assim poder possibilitar o estabelecimento de parcerias com o
professor da sala de aula comum, disponibilizando recursos pedagógicos,
serviços e acessibilidades as estratégias para a inclusão escolar. (RESOLUÇÃO
Nº , DE 2 DE OUTUBRO DE 2009).
Também percebemos
que os recursos pedagógicos estão chegando nas escola e sendo utilizados quase
em sua totalidade, assim como uma parte delas já contemple o atendimento
educacional especializado no PPP da escola, embora ainda necessite de avanços
nesse sentido em outras escolas, através de discussões constantes e reflexão.
Com relação à
pesquisa de outros estados, escolhemos um no Nordeste – Paraíba e outro mais
distante – Amazonas. Em João Pessoa - PB foi destacado que o número de SRM não
são suficientes, embora eles atendam um número de alunos similar ao nosso e,
como nosso estado, estão promovendo a formação de professores para esse
atendimento, apesar da distância, percebemos os mesmos resultados em Manaus –
AM.
O dois municípios também
estão recebendo e utilizando os recursos para o atendimento, mas no que tange
ao PPP, Manaus se destaca, pois praticamente todas as escola contemplam este
serviço nesse documento tão importante.
De um modo geral,
percebemos avanços no atendimento educacional especializado e consequentemente
na inclusão escolar, no entanto muito ainda precisa ser feito, mas partimos do
pressuposto de que para chegar ao ”ideal” precisamos percorrer um longo caminho
com curvas sinuosas, pedras e obstáculos, portanto precisamos cair e nos
levantar constantemente e prosseguir, para tanto existem retrocessos e avanços,
subsidiados por leis que são um ponto de
partida importante nesse processo tão difícil e prazeroso ao mesmo tempo.
REFERÊNCIAS
·
NOTA TÉCNICA Nº 055 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE
·
NOTA
TÉCNICA SEESP/GAB nº 19/2010
·
RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009
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