quinta-feira, 13 de junho de 2013

Analisando as enquetes x pesquisa sobre AEE.

De acordo com a enquete a respeito da escola especial, da escola comum, da inclusão e do atendimento educacional especializado, destacamos a importância dos serviços de educação especial para promover a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, subsidiados pelas leis que vem se aprimorando com o passar dos anos.
Segundo a nota técnica SEESP/GAB nº 19/2010 a educação especial é uma modalidade transversal a todos os níveis, modalidades e etapas do ensino regular, uma vez que estes educandos, vem a cada dia superando obstáculos e conquistando níveis mais elevados da educação.
Em especial a Sala de Recursos Multifuncionais tem um papel primordial no que concerne à matricula, participação e aprendizagem desses indivíduos na escola comum, uma vez que o “Atendimento Educacional Especializado é o conjunto de atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade, organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos estudantes público alvo da educação especial, matriculados no ensino regular.” (NOTA TÉCNICA Nº 055 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE).
Para verificar como vem ocorrendo esse atendimento nas escolas e em que condições, nos foi proposto a realização de uma pesquisa. Através da análise dessa pesquisa verificamos que o número de SRM ainda não são suficientes  para a demanda desses educandos, mesmo que já tenha avançado nesse sentido, além disso a maioria atende, basicamente o mesmo número de alunos, algumas já promovem a formação dos profissionais, embora ainda, percebemos que os estudos nas escolas precisam ser mais sistemáticos e aprofundados e assim poder possibilitar o estabelecimento de parcerias com o professor da sala de aula comum, disponibilizando recursos pedagógicos, serviços e acessibilidades as estratégias para a inclusão escolar. (RESOLUÇÃO Nº , DE 2 DE OUTUBRO DE 2009).
Também percebemos que os recursos pedagógicos estão chegando nas escola e sendo utilizados quase em sua totalidade, assim como uma parte delas já contemple o atendimento educacional especializado no PPP da escola, embora ainda necessite de avanços nesse sentido em outras escolas, através de discussões constantes e reflexão.
Com relação à pesquisa de outros estados, escolhemos um no Nordeste – Paraíba e outro mais distante – Amazonas. Em João Pessoa - PB foi destacado que o número de SRM não são suficientes, embora eles atendam um número de alunos similar ao nosso e, como nosso estado, estão promovendo a formação de professores para esse atendimento, apesar da distância, percebemos os mesmos resultados em Manaus – AM.
O dois municípios também estão recebendo e utilizando os recursos para o atendimento, mas no que tange ao PPP, Manaus se destaca, pois praticamente todas as escola contemplam este serviço nesse documento tão importante.
De um modo geral, percebemos avanços no atendimento educacional especializado e consequentemente na inclusão escolar, no entanto muito ainda precisa ser feito, mas partimos do pressuposto de que para chegar ao ”ideal” precisamos percorrer um longo caminho com curvas sinuosas, pedras e obstáculos, portanto precisamos cair e nos levantar constantemente e prosseguir, para tanto existem retrocessos e avanços, subsidiados por  leis que são um ponto de partida importante nesse processo tão difícil e prazeroso ao mesmo tempo.

REFERÊNCIAS

·         NOTA TÉCNICA Nº 055 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE
·         NOTA TÉCNICA SEESP/GAB nº 19/2010

·         RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009

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